Por Suzete Aché
A ArtRio, uma das feiras de arte mais renomadas do Brasil, chega à sua 14ª edição em 2024, prometendo grandes novidades para os amantes da arte. O evento acontecerá na Marina da Glória, no Rio de Janeiro, entre os dias 25 e 29 de setembro. Este ano, a feira contará com um novo projeto arquitetônico para a área externa, proporcionando espaços maiores e mais integrados.
Arte Contemporânea e Sustentabilidade
A ArtRio sempre teve como foco a valorização do conteúdo artístico, promovendo debates e aprendizados sobre o mercado de arte, história, movimentos artísticos e as influências das mudanças sociais e tecnológicas. Em 2024, a feira reforça seu compromisso com a sustentabilidade, implementando ações para reduzir o impacto ambiental em todas as etapas da produção e realização do evento.
Programação Diversificada
Durante os cinco dias de feira, o público poderá participar de uma programação rica e diversificada, com atividades em diferentes espaços culturais e áreas públicas da cidade, além de ações digitais. Desde sua primeira edição, a ArtRio busca levar conhecimento a diversos públicos e incentivar o contato com a arte.
Curadoria e Exposições de Excelência
Um dos grandes desafios da ArtRio é manter uma curadoria de excelência. Para a edição de 2024, o Comitê Curatorial, formado por renomados galeristas, selecionou galerias que apresentam propostas inovadoras e de alta qualidade. O programa PANORAMA, por exemplo, destacará galerias com forte atuação no mercado de arte moderna e contemporânea.
Premiações e Iniciativas Sociais
No primeiro dia da feira, serão anunciados os vencedores do Prêmio FOCO ArtRio 2024. Além disso, o evento contará com o espaço CONVERSAS ArtRio e o programa EXPANSÃO, que valoriza e apoia instituições que utilizam a arte como ferramenta de inclusão social.
Parcerias e Apoios
A ArtRio 2024 é apresentada pelo Instituto Cultural Vale, com patrocínio máster da Prio e do Bradesco, e patrocínio da cerveja Stella Gold. Outros apoiadores incluem Rio Galeão, IBMEC | Instituto Iduqs, Bombay, Estácio de Sá, Sauer e Granado. O Copacabana Palace é o hotel oficial do evento e o Shopping Leblon é o shopping oficial.
Apoio Governamental
O evento conta com o patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro e do Ministério da Cultura, sendo realizado pela BEX Produções e coproduzido pela Dream Factory.
Imagens: Divulgação Art Rio
Valores Calidos artista Jesús Rafael Soto Dan Galeria
Cérebro art Leda Catunda Galeria Fortes D´Aloia e Gabriel
Caminho do Sentinela | artista Renata Leoa | Galeria Athena